Chocolate É Bom e Pode Emagrecer: Será Mesmo?

Manter Horário das Refeições Ajuda a Combater Obesidade
16/07/2012
Nova opção para tratar a obesidade com remédio
19/07/2012
Exibir tudo

O chocolate – alimento extremamente saboroso e comumente taxado de vilão das dietas para perda de peso – pode, na verdade, contribuir para o emagrecimento, se consumido de forma moderada e frequente. A conclusão é de um estudo da Universidade da Califórnia (EUA) e recentemente publicado na Archives of Internal Medicine.

Realizado com 1.081 pessoas de 29 a 85 anos não portadoras de doenças cardiovasculares ou diabetes, o estudo analisou suas dietas, ingestão de calorias e Índice de Massa Corporal (IMC), que indica se o indivíduo está com peso normal, sobrepeso ou obesidade.

No decorrer do estudo, orientado pela pesquisadora Beatrice Golomb, o chocolate mostrou possuir associações metabólicas favoráveis com pressão sanguínea, sensibilidade à insulina e nível de colesterol.

Vale ressaltar que existem perguntas ainda a serem respondidas e que o excesso de consumo de chocolate pode trazer problemas por ser rico em açúcar e gorduras.

Comer com Moderação

A nutricionista Mariana Del Bosco, membro do Departamento de Nutrição da ABESO, comenta que “o consumo moderado, por si, já é um bom prognóstico. O consumo excessivo, obviamente, leva ao consumo exagerado de calorias, assim como a privação tende a incitar uma posterior compulsão em indivíduos suscetíveis”. Segundo a especialista, “sob a ótica do ajuste do comportamento alimentar, o conceito de “coma de tudo com moderação” é sempre interessante”.

“Já sob o aspecto dos elementos antioxidantes do chocolate’, ela prossegue, ‘especialmente do chocolate amargo, há tempos já sabemos dos seus benefícios. Assim como conhecemos o efeito dos polifenóis da uva”.

Fonte: ABESO

Os comentários estão encerrados.