Como evitar o efeito sanfona?

BOTOX – Toxina Botulínica
30/09/2016
Celulite tem tratamento
05/10/2016
Exibir tudo

O principal objetivo da terapia do paciente obeso é a aceitação do problema. O paciente nega seu próprio corpo, não se aceita gordo e com isso, não aceita a sua realidade, passando a viver num mundo de sonhos, esperando uma solução mágica para seus problemas, desde que essa solução não interfira no seu estilo de vida. É preciso focalizar mais o controle da compulsão alimentar e o equilíbrio das vontades e necessidades do paciente do que somente emagrecer; caso contrário, ao emagrecer o paciente tem a sensação de objetivo cumprido e abandona a terapia voltando a engordar. Após um período breve de alguns meses em emagrecimento o paciente, agora magro, começa a viver uma nova realidade e, se não for trabalhada, começa lentamente um processo de desânimo. Forças contrárias ao tratamento e a terapia passam a serem valorizadas pelo paciente nessa fase. Exemplos disso são comentários negativos da família, pressão dos amigos, férias de verão, festas, distância geográfica do médico, problemas financeiros, excesso de trabalho, etc. O paciente acha que pode se cuidar sozinho, mas, sem perceber começa a abandonar o médico,a terapia, depois as caminhadas e por fim a própria dieta. Aquele período pequeno em que ele, sem acompanhamento, manter seu peso serve de justificativa para ele não retornar ao médico e , assim, a recaída está instalada .Alguns meses depois, vem o re-ganho de peso e o sentimento de culpa, remorso e depressão voltam e o paciente inicia o processo novamente de querer emagrecer.

É necessário informar ao paciente que a obesidade é uma doença lenta, progressiva e incurável, sendo imperativo um tratamento médico e psicoterápico para a manutenção do peso.

O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, personal trainer, entre outros profissionais qualificados da área da saúde.

Venha emagrecer na CLÍNICA PARIS! Temos a melhor equipe para sua saúde.

Psicóloga Vanessa Fellini CRP 12/12946.

Agende sua avaliação através do numero (47)3366-0542